Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Colheita do milho


O milho é plantado escalonado para que haja uma seqüência na maturação, garantido um período longo e contínuo de preparo da conserva.
A época de colheita para milho-verde(doce) vai de novembro a março.
Numa região mais fresca o tempo de colheita deverá ser mais longo do que em áreas mais quentes.
Nas regiões quentes é preferível colher o milho nas horas frescas do dia porque fica mais visçoso e suculento e, logo depois de colhido, não perde o seu sabor adocicado pela transformação do açúcar em amido.
Um bom índice para a determinação do ponto de colheita é o controle do número de dias após o surgimento dos cabelos nas espigas.
Os milhos que ainda estão muito verdes dão conservas viscosas e aguadas e os maduros demais ficam com os grãos duros, com pericarpos rijos e palhentos.
Recentemente o milho doce para conserva tem sido melhorado por cruzamento de variedades auto-fecundadas e selecionadas, tendo em vista os caracteres desejáveis de produção, cor, sabor, resistência às doenças, etc., bem como pelo cruzamento de auto-fecundadas com milhos de polinização aberta.
São necessários oito anos para a obtenção de um novo híbrido.
Quase todo milho doce enlatado atualmente é híbrido, pois estes dão produções muito maiores, sendo suas espigas e grãos de excepcional uniformidade, excelente sabor, cor e boa qualidade para conserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

raphaelvao@bol.com.br