Gavinha: Projeção fina do caule que se enrola em suportes, permitindo à planta ascender, as gavinhas podem ser espirais, como no maracujá, ou bifurcadas; órgão pênsil originário de modificação das folhas e pelo qual as trepadeiras se fixam à outras plantas ou estruturas de apoio.
Gema: Embrião de caule, folha ou flor imatura. Uma gema terminal localiza-se no ápice de um caule ou ramo lateral; a gema axilar fica na axila do pecíolo. As gemas de crescimento geralmente são protegidas contra danos e temperaturas baixas por escamas ou brácteas superpostas e compactas. (Veja também axila).
Gênero: Grupo de espécies afins - geralmente um grupo de plantas de estrutura semelhante e que, provavelmente, evoluíram de um mesmo ancestral. O nome do gênero inicia-se sempre com letra maiúscula. Exemplo: todas as heras pertencem ao gênero "Hedera"; divisão lógica do conjunto de seres vivos e na qual se agrupam formas de vidas com determinadas características semelhantes entre si e diferenciadas das de outros grupos; gênero é um conjunto de espécies e família é um conjunto de gêneros. (Veja também espécie, família).
Germinação: É o primeiro estágio do desenvolvimento de uma semente dentro da planta. O sinal visível de germinação é o surgimento de uma plântula. A germinação pode ser rápida (4 a 6 dias) ou lenta (várias semanas ou até meses). Trata-se de uma fase delicada, uma vez que a semente já não está protegida pelo envoltório e as raízes e folhas fortes ainda não se desenvolveram.
terça-feira, 3 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
raphaelvao@bol.com.br