Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

quarta-feira, 4 de março de 2009

Como plantar uma árvore



Antes de plantar sua muda, é necessário saber qual o melhor local para ela. Algumas espécies, em seu habitat natural, não aceitam sol, enquanto outras, não aceitam sombra. Algumas tem preferências por locais úmidos, enquanto outras por locais áridos. Para você saber a preferência de cada espécie, vá até a nossa lista de espécies e aprenda tudo sobre a árvore que deseja plantar.
O sucesso do plantio está muito mais ligado às condições de Luz, Umidade e Solo, do que à técnica aplicada no momento do plantio.Porém, alguma regras devem ser respeitadas na hora de plantar.
Espaçamento- Deve-se fazer as covas com um espaçamento de no mínimo, 3m entre elas. Isso é para respeitar o crescimento das copas.
Tamanho da covaVaria de acordo com o tamanho da muda. Para mudas acima de 1,80m:- 60cm de profundidade - Caso o solo estiver fofo, 60cm largura. - Caso o solo estiver muito compacto, faça uma cova cônica de 1m na superfície, 50cm no fundo.
AdubaçãoA adubação pode variar com a espécie. O importante a observar é que a adubação no momento do plantio, serve para que a muda enraíze mais facilmente no novo local.- 100g de NPK (04-14-08 ou 10-10-10)- 300g de calcário- 300g de super Fosfato Simples ou Kg de Fosfato de Araxá- 20 litros de esterco de gado, curtido, ou de composto orgânico; ou 7 litros de esterco de galinha ou de húmus de minhoca.
Preparo da cova- Pulverizar 1/3 (100g) de calcário nas laterais e fundo da cova. - Misturar o restante do calcário e os adubos à terra da própria cova ou, se preferir, substitui-la por terra vegetal.
Plantio- Retirar a embalagem da muda com cuidado para não desmanchar o torrão- Cobrir o fundo da cova com terra misturada até que o torrão fique nivelado com o chão.- Colocar a muda dentro da cova, bem na vertical, observando a altura do torrão com relação ao solo.- Colocar uma estaca de madeira de 2,50m de altura rente à muda. Afundar até o fundo da cova. - Completar a cova com terra misturada e pisar a terra em volta da muda para firmá-la no chão, de forma a não cobrir o caule com terra.- Fazer uma vala em torno da muda, com o mesmo tamanho da cova, para captar água- Regar abundantemente mas sem encharcar.
Amarração- Amarrar a muda à estaca com: borracha, sisal ou outro material que não fira o caule da muda (Nunca utilize arame !).- A amarração pode ser feita em forma de oito deitado, como mostra a figura ao lado.
Cuidados posteriores- Se a muda for plantada em local sujeito a depredação, colocar grade de proteção- caso não chova, faça irrigação de 4 em 4 dias com aproximadamente 20 litros de água

Um comentário:

  1. Boa tarde Gostaria de saber como colocar o tutor rente a muda sem danificar as raízes.Por favor, é urgente pois estou com a muda e a cova pronta.
    Grata.

    ResponderExcluir

raphaelvao@bol.com.br