Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

terça-feira, 3 de março de 2009

onze horas

Conhecida popularmente como onze horas brasileira (Portulaca grandiflora), esta bela planta pertence à família das Portulacáceas e é originária do Brasil. Na primavera, a onze-horas produz belas e coloridas flores e pode manter-se florida até o verão.
Entre as cores de suas flores destacam-se os tons rosa-forte ou pink, mas são também muito apreciadas as flores brancas e amarelas. A planta pode atingir até 20 cm e seu plantio é feito por meio de sementes ou estaquia da ponta de ramos.
Plantada em um vaso que possa ser pendurado, a onze-horas resulta num belo efeito pendente, mesmo quando não está florida, pois a folhagem é extremamente vistosa. Nos canteiros, especialmente em bordadura, esta planta dá excelentes resultados.
Deve ser cultivada sob sol pleno, recebendo, no mínimo, 4 horas de sol direto todos os dias. Por ser uma planta anual, exige o replantio anualmente. Trata-se de uma planta cujas folhas apresentam características suculentas e não necessita de regas abundantes, suportando até solos levemente secos.
A mistura de solo ideal para o plantio é a seguinte: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
A onze horas produz um efeito surpreendente na composição de projetos paisagísticos, podendo ser usada em forrações, compondo jardins rochosos ou como uma bela planta pendente.
Curiosidade: Seu nome é uma referência ao horário em que suas flores se abrem, geralmente por volta das onze horas, sob o sol forte, voltando a se fechar no decorrer do dia.

Um comentário:

  1. Em meu Jardim/horta tenho um canteiro de 1,0m x 1,5 m de largura apenas com onze horas, laranjas, rosas ,amarelas e pink.

    ResponderExcluir

raphaelvao@bol.com.br