Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

domingo, 1 de março de 2009

Manga


A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas. Estas árvores pertencem ao género Mangifera L., que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera indica. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

A árvore

As mangueiras são grandes árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.Quando jovens estas folhas são verde-folha. As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. São tantas que seu perfume é sentido a boa pertice.
As sementes, quando plantadas em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos. Desta forma a mangueira tem se disseminado pelas formações vegetacionais nativas no Brasil, e apresentam uma ameaça à vegetação nativa quando sua cultura não tem o manejo adequado.

7 comentários:

  1. Pode-se plantar um pé de manga próximos a areas residenciais a uns 10 metros da minha casa?

    Qual serão os riscos de ter essa árvore plantada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma muda plantei em uma vazilha quero saber como cuidar desta frutifera ,nao quero saber d e historia quero a pratica .

      Excluir
  2. Como fazer para não dar bicho no pé de manga?
    Dizem que colocar pregos nos troncos evita dar bichos, é verdade?
    No ano passado deu tantas mangas, mas todas com bicho, e o pé fica no meu quintal.
    Obrigado,
    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, se isso eh verdade, nao sei, mas so sei te dizer que na minha casa isso deu muito certo com uma goiabeira. Meu primo colocou um prego no tronco e na epoca de colher os frutos... a surpresa... nenhuma tinha bicho e essa goiabeira e pequena, mas agora ela da tanto fruto que ninguem da conta de comer e ate os meninos da rua de casa ja enjoaram de comer goiaba. rsrsrsrs. Nao custa nada tentar. Pode ser que isso seja verdade. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Tenho um pe de manga no meu quintal,todos os anos ela fica carregada de mangas.Este ano ela esta' cheia de mangas,so' que os galhos dela esta secando e ai as mangas caem.Tenho cortado os galhos secos, so' que aparecem outros.O que esta' de errado?Sera' que ela esta morrendo ou esta' doente?O que posso fazer para recupera-la?
    Desde ja agradeco pela atencao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também fica com verme como faser e para cuzer melhor
      O

      Excluir
  4. kero plantar 1 so q nada "BATE " COM MINHAS IDEIAS FUCK´:@

    ResponderExcluir

raphaelvao@bol.com.br