Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

domingo, 1 de março de 2009

Limão

O limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades, como por exemplo o limão 'Eureka', o limão 'Lisboa', o limão 'Lunário', 'galego', 'taiti', limão siciliano (Brasil), etc.. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.
Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, na qual o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.
Popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.
As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.
Em Fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como anti-séptico entre outras. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.
Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violetas, em cacho. Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado.
Propaga-se também por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos. Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.

16 comentários:

  1. eu tenho um pé le limão plantado ha mais de 10 anos na praia e floresce nasce os brotinhos e depois cai tudo como se no caule entre a fruta e o tronco fica fino outra coisa que eu vi foi mosquinhas com asas levemente verde eu ja coloquei calcario em folta ja adubei proteji com tela porque ele não cresce mais que i metro otronco tem mais ou menos 10cm de diametro poderia me ajudar ou simplismente eu não vou conseguir ter limão tem pessoas que tem aqui perto outra coisa os ramos parecem que tem umas manchas

    ResponderExcluir
  2. Esse problema pode ter duas causas, uma é uma doença chamada antracnose, que provoca a queda do fruto, outra é problema de desequilíbrio na nutrição desta planta, a adubação que ela está recebendo não está adequada. No caso da antracnose, o controle pode ser feito usando uma calda bordalesa vendida em lojas de produtos agropecuários.
    Quanto a adubação, o correto seria fazer análise do solo mas, como se trata de uma só planta não compensa,
    Normalmente a falta de Potássio também provoca a queda de frutos. É um adubo bastante barato, não custa nada tentar. O Potássio também pode ser adquirido em estabelecimentos de agropecuária onde normalmente tem um agrônomo para orientar a forma de aplicação.
    Seria interessante também saber a idade de seu limoeiro.
    Em plantas jóvens é natural a queda na primeira frutificação. Na segunda frutificação isso não ocorrerá mais.
    Em último caso compre o adubo NPK na fórmula 10-10-10 e siga as orientações da embalagem.

    ResponderExcluir
  3. Aqui na nossa chácara estava acontecendo o mesmo problema, isso serviu também de resposta para mimm

    Agradecemos suas perguntas

    ResponderExcluir
  4. Tenho um pe de limao rosa ou de cheiro, com aproximadamente 10 anos nao foi enxertado, nasceu naturalmente esta frutificando ja a 4 anos com fruto muito bonito e suculentos , porem neste ultimo ano a fruta parece nao ter crescido ,nao tem suco nao adquiriu a coloração
    parece estar seco, com aparencia de um limão envelhecido no pe, acredito ser alguma doença porem nao consigo descobrir qual a causa ou seria adubação inadequada?

    ResponderExcluir
  5. Você está adubando este pé de limão?

    Uma das principais causas por ele estar assim são as grandes temperaturas do clima fazendo com que todas as frutas citricas e outras não frutificassem ou como a sua frutificassem com alguns defeitos.

    Mas se você rega e sempre molhava pode ser por causa de adubação inadequada falta de adubo ou excesso de adubo. A segunda opção é a mais provável.

    Aguardo Mais perguntsd

    ResponderExcluir
  6. Interessante observação, andei adubando com adubo quimico, agora vou tentar com adubo organico(Farinha de osso e torta de mamina), embora tenha animais de estimação vou tentar algum artificio para bloquear o acesso dos animais ao composto, mas agora analisando a sua resposta me veio uma curiosidade, este ano varias plantas frutiferas apresentaram problemas na frutificação, desde mangueiras,jaboticabeira e algmas outras frutas, seria ja um reflexo de uma mudança climatica?

    ResponderExcluir
  7. É quase certeza de que seja um reflexo das mudanças climáticas que vem ocorendo em nosso País.
    Como você mesma disse outras várias árvores frutíferas sofreram problemas na frutificação.

    Também andei pesquisando em casas agropecuárias e descobri que não se pode adubar árvores enquanto ela está dando a sua floração, pois irá prejudicar as frutas e as árvores, podendo até matar a planta.

    Você adubou a árvore quando ela apresentava flores?

    Na nossa chácara toda as árvore sofreram danos devido a um forte temporal de granizo que atingiu a nossa cidade, quase todas as arvores frutíferas perderam as suas flores e folhas a mais resistente foi a goiababa que continuou carregada de goiaba.

    Aguardo mais perguntas

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Gostaria de obter informações de como proceder com meu limoeiro. Ele tem aproximadamente 2 anos, ja floresceu varias vezes mas a grande maioria das flores cairam , atualmente ele se encontra com 2 frutos os quais estao sendo observados por mim com grande carinho e cuidado.
    Em suas folhas e caule tem aparecido manchas pretas.
    Aguardo resposta!
    Grato
    Maria

    ResponderExcluir
  9. Esse é um caso muito típico de acontecer em limoeiros ainda mais com as grandes mudanças climáticas.
    Mas como você disse que nas folhas e nos caules atem aparecido manchas pretas, há outras possibilidades. A princial é de ele estar sendo atacado por pulgões e cochinilhas. Também há a possibilidade de ele estar com uma doença chamada ferrugem. Mas a primeira alternativa é a mais provável.

    O remédio e a base de fumo de rolo e álcool o fumo se compra em lojas agropecuárias. Faça essa solução e deixe descansar uma semana depois tente encontrar os pulgões que ficam todos juntos grudados nas folhas e espirre o produto sobre eles.

    Além de tude adube bem este pé, pois deve estar sem adubo.

    Para melhor conversarmos passe o seu email

    Contato: raphaelvao@bol.com.br
    Homail: raphaelvao@hotmail.com

    Aguardo mais perguntas

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma planta de limão siciliano que está num vaso háa uns quatro anos. Ele já frutificou algumas vezes, porém tem dois anos que não florece mais. As folhas novas nascem todas contorcidas, e se desenvolvem desta maneira, ficando com uma aparencia anormal, enrugadas.
    Seria alguma doença? falta de adubação? Será que o vaso em que a planta está já está pequeno e, por conseguinte tão cheio de raizes que "sufocam" a planta? Se for esse o caso, adiantaria retirar e desbastar as raizes, replantando novamente? Peço ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza deve ser ao pequeno espaço dentro do vaso. Também por falta de adubação. Mas jamais faça o desbaste de raízes de qualquer planta, isso não adiantará em nada podendo resultar na morte da plantar.

    Folhas retorcidas são causadas por pulgões que fazem com que a árvore não frutifique ou frutifique incorretamente. Existe um remédio para exterminar essas pragas.

    O remédio e a base de fumo de rolo e álcool o fumo se compra em lojas agropecuárias. Faça essa solução e deixe descansar uma semana depois tente encontrar os pulgões que ficam todos juntos grudados nas folhas e espirre o produto sobre eles.


    Contato: raphaelvao@bol.com.br
    Hotmail: raphaelvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. tenho um pé de limão Rosa no quintal a cerca de 20 anos, o pé carrega com centenas de frutos, porém a algum tempo os frutos tem apresentado uma coloração envelhecida como se o fruto estivesse mucho, mas a suco e de excelente qualidade. o que posso fazer para melhorar a aparência do fruto, será alguma doença?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Meu limoeiro (Rosa) está apresentando frutos com a casca grossa e pouco suco. Isto ocorreu nesta florada. Tenho receio que o problema atinja outro limoeiro (Taiti). O que devo fazer. Aguardo resposta.
    Celio Gasperoni
    E-mail: conceicaoburocco@terra.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tenho varios pes de limoeiros e laranja todos estão com ferrugem o que devo fazer por favor me ajude eu coloquei o adubo 10 10 depoi começaram aparecer a ferrugem adubo tambem com o adubo natural o de curral do gado.

    ResponderExcluir
  15. O que fazer qdo o pe de limão esta com ferrugem?
    mcmcreonice@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. tenho um pé de limão rosa que ja no primeiro ano em que produziu fiquei muito feliz pois ele ficou carregado,porem,apareceu tambem muita ferrugem que está afetando muito as folhas e frutos.gostaria de saber como acabar com esse problema.contato jeferson2090@gmail.com

    ResponderExcluir

raphaelvao@bol.com.br