Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

terça-feira, 3 de março de 2009

Palavras com F

Família: Divisão lógica na classificação dos seres vivos em geral, abrangendo vários gêneros (embora, às vezes apenas um e compreendida numa ordem); termo usado para descrever um grande grupo de plantas que possuem certas características em comum. Vários gêneros constituem uma família, que pode ser designada pelo nome latino ou sua tradução - Compositae ou Compostas, por exemplo, é o nome da família de todas as plantas que possuem flores semelhantes à da margarida.

Filete: Haste do estame que sustenta a antera.

Flor: Geralmente a característica mais vistosa da planta, a flor é um órgão composto de partes muito especializadas, relacionadas com a reprodução sexual. Algumas plantas produzem flores que possuem apenas órgão masculino (estame) ou feminino (pistilo). Essas partes em geral são circundadas por um anel de pétalas coloridas e sépalas verdes, embora haja diversas variações desse padrão. Na maioria das plantas, os órgãos masculinos e femininos estão contidos na mesma flor; há algumas espécies, no entanto, que possuem flores masculinas e flores femininas. É o caso, por exemplo, da begônia: as flores masculinas apresentam uma série de pétalas de cor viva com estames repletos de pólen; já as femininas possuem uma grande bolsa de sementes, alada, por trás das pétalas.

Flor dobrada: Flor que possui no mínimo duas camadas de pétalas. Em geral, os estames e os pistilos no centro da flor são substituídos por mais pétalas. As flores dobradas costumam ser cultivares. Ex.: algumas variedades de rosas. (Veja também flor simples, flor semidobrada).

Flor semidobrada: Flor com mais de uma camada de pétalas, porém com menos pétalas do que uma flor dobrada. Ex.: algumas variedades de violeta-africana. (Veja também flor simples, flor dobrada).

Flor simples: Flor com o número normal de pétalas. Ex:. amor-perfeito. (Veja também flor dobrada, flor semidobrada).

Flórula: Flor pequena que, juntamente com várias outras, forma o miolo da flor. Ex.: a maioria das margaridas são formadas por diversas flórulas

Folha: Órgão de produção de energia da planta. A luz, ao atingir a parte verde da folha, inicia o processo de fotossíntese (sépalas, pétalas, gavinhas e brácteas são folhas modificadas); estrutura que nasce de um caule ou de um ramo e que tem por função primária a produção de alimento por fotossíntese, tipicamente é constituída por limbo, pecíolo, bainha e um par de estípulas, mas qualquer dessas partes pode faltar.

Folha composta: Folha dividida em dois ou mais segmentos. Ex.: papiro. (Veja também pinada, palmada).

Folíolo: Parte de uma folha pinada composta, também chamado pina; folha secundária que faz parte de uma folha composta como a de vários tipos de acácia. (Veja também folha composta, pina, pinada).

Fotossíntese: Processo pelo qual o dióxido de carbono é transformado em carboidrato, dentro da folha, a partir da incidência da luz sobre o pigmento verde - clorofila - das hastes e folhas. Veja também clorofila, folha).

Fronde: Termo usado para designar as "folhas" samambaias com divisões bem marcadas, que possuem esporos e brotam de um rizoma; o termo também é empregado popularmente para designar folhas de palmeiras.

Fruto: Qualquer ovário adulto contendo sementes maduras. A cobertura externa pode ser macia e carnosa como as bagas ou frutinhos da pitanga, ou seca, como a vagem da prímula-do-cabo; órgão resultante do desenvolvimento do ovário de uma flor, em geral por efeito de fecundação, embora em alguns casos o fruto possa resultar de um desenvolvimento ovariano determinado por outro estímulo que não a fecundação.

Fungo: Organismo vegetal do grupo dos cogumelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

raphaelvao@bol.com.br