Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

terça-feira, 3 de março de 2009

Palavras com C

Cacto: Planta carnosa, quase sempre originária das Américas, comum em desertos, (embora não restrita a eles) e que, com bem poucas exceções, tem as folhas substituídas por espinhos, escamas ou cerdas que emergem de auréolas.

Cacho: Conjunto de flores ou frutos providos de pedicelos que os unem a um eixo comum; sinônimo de racemo. (Veja também inflorescência)

Calagem: Adição de calcário ou outra substância alcalina, para corrigir acidez excessiva de um solo.

Calcário: Pó de rochas, predominantemente formadas por carbonato de cálcio, e usado na calagem.

Cálice: Estrutura em forma de taça, constituída por sépalas separadas ou soldadas, geralmente verdes (mas às vezes da mesma cor das pétalas) e que circunda a parte inferior da corola.

Capilar, ação: Absorção de água por um filamento ou pêlo, também conhecida como atração capilar. Este termo ainda é usado para descrever o modo como a mistura de solo absorve água quando se coloca o vaso em contato direto com um prato com água.

Capítulo: Tipo de espiga com eixo largo e curto, as flores ficam quase no mesmo plano. É um tipo de inflorescência característico das Compostas, como a margarida e o girassol.

Caramanchão: Construção rústica e vazada coberta por palha ou por trepadeiras que também podem recobrí-la dos lados.

Caule: Haste geralmente aérea que dá continuação à raízes e que tem por função produzir e sustentar as demais partes aéreas; pelos caules circulam substâncias diluídas na seiva, nos dois sentidos.

Cavalo: Planta na qual se enxerta outra.

Cerca-viva: Fila cerrada de arbustos usada para delimitar um terreno ou parte dele.

Clorofila: Pigmento verde encontrado nos caules e folhas das plantas.

Colmo: Caule de nós bem demarcados como o do bambu e de outras gramíneas.

Colo: Parte basal da planta, onde a haste principal encontra-se com as raízes. Composta: Subdividida em segmentos (a folha); qualquer planta da família das Compostas.

Composto: matéria orgânica resultante da decomposição de restos vegetais, às vezes de mistura com outras substâncias de origem animal ou vegetal, inclusive esterco, restos de alimentos, trapos e papéis velhos. De modo geral, tudo que já viveu pode fazer parte do Composto, mas em certos casos é preferível usar composto exclusivamente vegetal.

Copa: Conjunto de ramos superiores de uma árvore, com forma tendente à convexa. Cordiforme: em forma de coração.

Cormo: Órgão subterrâneo de armazenamento, composto de uma haste engrossada coberta por uma casca fina de textura semelhante a papel. No topo do cormo, uma gema produz raízes e brotos; tipo de caule subterrâneo semelhante ao bulbo mas desprovido de escamas carnosas. Ex.: palma-de-santa-rita.

Coroa: Broto ou centro de crescimento, especialmente de plantas em forma de roseta; parte aérea de uma herbácea; folhagem de uma árvore ou de um arbusto; parte da planta em que se situa a gema apical que a guia e estimula seu crescimento. Exemplo: violeta-africana. A coroa também pode ser a parte basal de uma planta herbácea onde a raiz e o caule se encontram. (Veja também Colo)

Corola: Nome do conjunto de pétalas de uma flor. A corola pode ser formada por pétalas separadas ou ligadas umas às outras. (Veja também Flor, Pétala)

Cultivar: Planta desenvolvida em cultivo e batizada pelo floricultor. O nome dos cultivares aparecem entre aspas, para distingüi-los dos nomes científicos. (Veja também Variedade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

raphaelvao@bol.com.br