Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

Visite o blog Criar e plantar clique na foto

Visite o blog Criar e plantar clique na foto
Lá você encontrará dicas de jardinagem e criação de animais

sexta-feira, 20 de março de 2009

Flor de Lótus

Nymphaea L. (em português: Ninféia) é um género botânico pertencente à família Nymphaeaceae .
As Ninféias incluem várias plantas aquáticas, que são perenes, têm grandes
rizomas e folhas cujo órgão de sustentação situa-se na face inferior (peltada) em formato achatado ou cordiforme, geralmente flutuantes. Suas flores são perfumadas, tendo quatro sépalas verdes e diversas pétalas que são grandes quanto as próprias sépalas, com cores variadas: azuis, verdes, brancas, amarelas e em tons de vermelho, conforme as espécies.
Dentre as espécies mais conhecidas tem-se o
lótus e o nenúfar.

9 comentários:

  1. ola eu comprei uma Nymphaea branca e uma amarela, vinham num vaso so com pedrinhas sem terra sendo essa vaso gretado em baixo para absorver a água, este está dentro de outro cheio de água, ajude-me... o que tenho de fazer? deixo como está ou mudo para terra? se é para ir para terra, deixo as folhas que já tem de fora da terra?

    ResponderExcluir
  2. Nome Científico: Nymphaea alba
    Sinonímia: Nymphaea occidentalis, Castalia alba
    Nome Popular: Ninféia-branca, lírio-d'água, nenúfar-branco, lírio-branco
    Família: Nymphaeaceae
    Divisão: Angiospermae
    Origem: Europa, Ásia e África
    Ciclo de Vida: Perene
    A ninféia-branca é uma planta aquática adaptada às margens de rios calmos ou lagos, em regiões de clima temperado. Suas folhas são grandes, emersas, semi-flutuantes, cordiformes, coriáceas, brilhantes, de coloração verde-escura na página superior e avermelhada na inferior. Elas são sustentadas por longos pecíolos que ligam-se ao rizoma, carnoso e horizontal, enterrado no fundo do lago. As flores solitárias surgem em longos pedúnculos, são brancas com muitos estames de anteras amarelas. São hermafroditas e podem se autopolinizar, assim como podem ser polinizadas por insetos. O fruto formado é do tipo aquênio, com sementes que se dispersam pela água.

    É uma planta belíssima para adornar espelhos d'água, principalmente em regiões de clima temperado e subtropical, onde outras ninféias mais populares podem não se adaptar muito bem. Durante o inverno, a ninféia-branca perde suas folhas e entra em dormência, auxiliando na iluminação do lago. Na primavera sua folhagem rebrota e ela pode fornecer sombra e abrigo para os animais aquáticos durante os períodos mais quentes. Exige pouca manutenção, apenas a retirada de folhas mortas para manter a boa qualidade da água. Adapta-se a ambientes bastante poluídos, auxiliando na recuperação ecológica do lago.

    Deve ser cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques, sendo plantadas diretamente no lodo de lagos naturais ou em vasos dentro de tanques. O nível de água para o cultivo da ninféia-branca deve estar entre 40 e 50 cm. Planta originária de clima temperado, a ninféia tolera baixas temperaturas e aprecia o clima ameno. Adubações orgânicas leves estimulam seu crescimento. Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.

    ResponderExcluir
  3. Se você tiver condições de planta-la em uma fonte ou em um rio seria perfeito, caso não tenha terra que transpanta-la para a terra mantendo a terra sempre umida em so pleno

    ResponderExcluir
  4. eu planto e depois rego normalmente ou cubro a planta de agua???

    ResponderExcluir
  5. planto na terra meto o vaso dentro de um recipiente a cobrir a planta deixando somente as folhas altas de fora?

    ResponderExcluir
  6. Você planta na terra com bastante material orgânico, ou seja adubo para flores aquáticas. E mantenha a terra sempre bem úmida, pois ela é uma planta áquatica e gosta sempre de muita água e sol durante todo o dia

    ResponderExcluir
  7. Deixe a sua pergunta e o seu email, entre 1 ou dois dias ela será repondida

    Aguardo suas perguntas

    ResponderExcluir
  8. oi Rapha
    o seguinte encontrei muitas dicas sobre a lotus inclusive um blog muito bom com passo a passo, mas infelismente são sobre outra especie que não são as nymphaeas ssp que adiquiri sementes, gostaria de saber se depois de escariar as sementes deixo apenas em um pote com agua para depois de desenvolvidas planta-las em um tanque com o solo ja preparado e aumentar gradadivamente o nivel de agua conforme o crescimento da planta ou preparo o solo e coloco as sementes ja no vaso definitivo? devo enterra-las ou apenas deixar sobre o solo?
    obrigado
    rodisom@hotmail.com rodrigo

    ResponderExcluir
  9. Tenho sementes de lotus, umas bolas cor de argila. Como posso semear? Não sei nada sobre isso. Tenho um lago e gostava de ter lá.Obrigado

    ResponderExcluir

raphaelvao@bol.com.br